Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

13 de fevereiro de 2010

Bem vindo a Mocambique

Assim mesmo, em portugues. Brasil e Mocambique sao irmaos de colonia, herdando e gerando muitas caracteristicas em comum.
A principal e a lingua potuguesa, apesar dos locais falarem as linguas tribais, o portugues e a lingua comum entre os mocambicanos. Tem um sotaque que lembra o portugues de Portugal porem com uma velocidade totalmente africana. Trem tambem e comboio, banheiro tambem e casa de banho, mas cafe da manha e mata bicho. A nossa querida feijoada 'e facil encontrar nos restaurantes, com a substituicao da carne de porco pela populacao muculmana.
Foi facil atualizar o que esta se passando no Brasil, so ligar a televisao. Enchentes de Sao Paulo, programas de entrevistas e os favoritos: novelas.
A diferenca vem do passado recente da guerra civil ilustrada em sua bandeira: e o unico pais que possui uma AK-47 entre cores de sangue e luto. Expressa tambem um pouco da personalidade das pessoas, um pouco mais agitadas que o geral da Africa.
A calmaria facilmente substitui esse passado em seu belo litoral com praias de aguas mornas e cristalinas. O mergulho e fantastico: corais, peixes do oceano indico e grandes animais como raias manta e tubaroes baleia.

2 comentários: