Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

5 de julho de 2010

As Montanhas Mais Belas do Mundo

Talvez Sir Edmund Hillary - o montanhista e explorador neozelandês - disse seu melhor quando ele comentou: "Não é a montanha que nós conquistamos, mas nós mesmos." Não importa o quão assustadora a tarefa, a pura ambição humana superou lugares remotos invencíveis para dominar os picos mais altos no mundo. Se as montanhas são a escada "para o coração de Deus", não temos dúvida em ficar de pé ao lado Dele como iguais. O photoset seguinte celebra a beleza testemunhada ao longo do caminho.

Tomei a liberdade de fazer algumas modificações na fonte original de msaleem...
(http://webecoist.com/2008/11/13/most-beautiful-mountains-and-peaks/)

Ama Dablam – Nepal Oriental


fonte: pamilne, andersonimages

O Ama Dablam é conhecida como uma das mais impressionantes montanhas do mundo, não pela sua altitude, mas pela sua beleza, estética e pura exposição encontrada no alto de seus flancos. "Ama" significa mãe, ou mesmo mundo. "Dablam" significa uma jóia especial usada por mulheres Sherpas anciãs que guarda preciosos itens.
Justamente é chamada de "A Jóia do Himalaia".


Shivling – Uttarakhand, India


fonte: lopamudra, solafin

A montanha Shivling, assim chamada por seu status como um símbolo sagrado do deus hindu Shiva. Considerado um dos picos mais belos da região Garhwal, a montanha sobe 6.543 metros de altura. Era chamado de "Matterhorn" por antigos visitantes europeus por causa de sua similaridade com o pico alpino. Embora (também) não pela sua grande elevação, é um pico de rocha impressionante. Aliado com a dificuldade de escalá-lo, o faz um prêmio famoso para os montanhistas.


Machapuchare – Nepal Norte-Central



fonte: jean-marie hullot, willdanceforfood

Machapuchare, ou "rabo de peixe", é venerado pela população local como sagrado para o deus Shiva e, portanto, foi declarada fora dos limites para a escalada. Com cerca de 500 metros mais alto do que Shivling, Machapuchare nunca foi escalado até o cume. A única tentativa conhecida em 1957 chegou a 50 metros do cume, os escaladores respeitaram as crenças religiosas do povo local. Hoje a montanha é proibida para os escaladores.


Matterhorn – Itália/Suíça



fonte: cybernotic, chrchr_75, serac

Matterhorn tornou-se um símbolo icônico dos Alpes suíços, embora não é o pico mais alto da região. As quatro faces íngremes, elevando-se acima dos glaciares, indicam os quatro pontos cardeais. O Matterhorn foi o último grande pico alpino a ser conquistado e sua primeira ascensão marcou o fim da idade de ouro do alpinismo. Ela foi feita em 1865 por uma expedição liderada por Edward Whymper e terminou tragicamente quando a maioria dos seus membros faleceram na descida.


Fitz Roy – Argentina/Chile

fonte: lovemyblackcat

Nomeado Fitz Roy por Francisco Moreno, em homenagem ao capitão do HMS Beagle, Robert FitzRoy, também é conhecida por Cerro Chaltén.A montanha tem a reputação de ser "extrema", apesar de sua altura média (é inferior a metade do tamanho dos gigantes do Himalaia), as escarpadas de granito apresentam longos trechos de técnicas de escalada difíceis. Além disso, o clima na região é excepcionalmente mau e traiçoeiro. Ela também atrai muitos fotógrafos, graças à sua forma sobrenatural.


Alpamayo - Peru


Se para os peruanos o grande Monte Huascarán, com 6.768m. de altitude, a montanha mais alta do país e a quarta mais alta do continente americano é uma espécie de símbolo, o "grande pai", por sua vez o Nevado Alpamayo representa o orgulho jovem, belo e desafiador, cuja simetria de traços e cristas afiladas o levou a conquistar o prêmio de "A mais Bela Montanha do Mundo", concedido no Concurso Mundial de Beleza Cênica de Munique, em 1966. Evidentemente se trata apenas de um título, ainda que concedido por gente do ramo, mas é evidente que entre milhares de belas montanhas mundo afora, o Alpamayo, com 5.947m, se destaca pela beleza de suas linhas afiladas, cristas denteadas e canaletas quase simétricas. Segundo as palavras da revista "Andinismo e Glaciologia", do Perú, ele é "a jóia do turismo da Cordillera Blanca, dentro do Parque Nacional de Huascarán".

Pequeno Alpamayo - Bolívia


fonte: climber911, Atila Barros

O Pequeno Alpamayo (Alpamayo Chico), nomeado pela sua semelhança com a face menos conhecida do Alpamayo peruano é uma bela montanha localizada no maciço Condoriri. É uma pirâmide de neve, com a rota normal acerca de 55 graus de inclinação. Foi escalado pela primeira vez em agosto de 1962 por sul africanos Irene e Keith Whitelock.


fontes dos textos: Summit Post, Wikipedia, Marski

2 comentários: