Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

29 de março de 2010

Tanzania: os melhores safaris, as melhores praias

Kilimanjaro, Monte Meru, Serengeti, Manyara, Ngorogoro, Stonetown e Zanzibar... são apenas alguns nomes que conheci pela Tanzania. Aliado a comida que me faz lembrar o Brasil e um povo tranquilo, me fez colocar o país na lista dos preferidos.
As frutas são nossas conhecidas: bananas, manga, abacaxi, abacate, laranja. O arroz e feijão também faz parte do dia a dia aqui, matei a saudade. A preferência ainda fica com o ugali, um purê feito de farinha de malte, comido com a mão em porções, com molho de tomate e leite de coco.
Em Zanzibar... frutos do mar. No forte em Stonetown ha uma feira com churrasco de camarão, kingfish, barracuda, atum, tubarão, lula além de suculentos tentáculos de polvo e kingcrabs. Nas ruas estreitas encontra-se especialistas em chás irresistíveis, herança da maioria muçulmana, apesar do calor umido que domina a cidade. As melhores praias estão ao norte, distância que pode ser percorrida em uma hora e meia pelas vans, aqui chamadas de dalla-dalla. Nungwi, Kendwa ou o atol de Mnemba são alguns dos paraísos de agua cristalina, repletos de peixes e corais para belos mergulhos.
Os melhores safaris estão aqui. A planície de Serengueti é o local onde os animais da grande migração ficam a maior parte do tempo. Centenas de zebras, gnus, antílopes, impalas... encontramos também as únicas pessoas permitidas a morar nas terras do parque, o povo guerreiro Masai. Eles são longelíneos, magros e pernas compridas, olhos esbugalhados e o lobulo da orelha distinto. Com sandálias feitas borracha de pneu, vestem cobertores vermelhos, tem inumeras pulseiras, colares e brincos. Andam sempre com uma arma na mão, geralmente uma lança ou um facão.
A melhor surpresa estava por vir: a cratera de Ngorogoro. Um todo ecossistema cercado por montanhas formadas um dia pela explosão de um vulcão. É uma formação única, uma grande planície onde encontramos quase todos os famosos grandes 5 e um pouco mais: leões, elefantes, rinocerontes, javalis, hipopótamos, hienas, bufalos, raposas, em grande número, zebras, gnus, antílopes, impalas, macacos, flamingos, avestruzes, outros diferentes pássaros. Um guepardo deu o ar da graça, ao longe, mas tratou de distanciar ao ver o acumulo de jipes e máquinas fotograficas apontando para ele. O lago Manyara é habitat de diversos passaros, mas como o numero de macacos e baboons é grande, eles tratam de colocar seus ninhos em locais menos acessíveis, pendurando nos galhos mais finos e externos.
Montanha, lagos, praia, cultura, religião, uma mistura de povos e tradições que faz da Tanzania um belo país a ser explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário