Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

1 de agosto de 2010

Pisco Oeste 5750m


Uma montanha com uma vista incrível de seu cume se nao a melhor da regiao. É rodeada por nada menos que seis picos acima dos 6000 metros. Considerado um nivel de dificuldade de escalada basico, com seus 5750 metros de altitude nao devemos subestimar e deixar de ter cuidados principalmente quanto a aclimataçao e preparo físico.



Cebollapampa é o ponto de partida, fica na estrada que corta a Cordilheira Blanca pelos vilarejos de Yungay, Vaqueria e Yanama, após as lagoas de Llanganuco.
Há collectivos que circulam entre Huaraz e Yungay. De lá seguem taxis pela estrada empoeirada. Há um onibus diário pela empresa El Veloz que faz o trajeto por completo partindo de Huaraz em direçao a Yanama. Optei pelo transporte privado pois sao varias empresas que fazem o trajeto por estar no mesmo ponto de partida para uma caminhada a "Laguna 69".


Dividi um "arrieiro" e um burro com alguns gregos para ajudar a levar o peso para o acampamento base. Eles viriam a ser meus companheiros nessa escalada.

A caminhada começa aos 3900m de Cebollapampa no primeiro dia, subindo por cerca de tres horas ate o acampamento base aos 4600m. Algumas pessoas optam por atacar o cume dai mesmo. É uma opçao para diminuir os dias na montanha, porém prolonga a jornada do dia mais pesado. Como nao tinha pressa, resolvi seguir a programacao dos gregos mais tranquila.


No segundo dia há uma breve subida para alcançar e atravessar os grandes blocos de rochas deslizantes que restaram após a retraçao da geleira conhecida como morena. Foram quase tres horas para atravessar esse rio de pedras e alcancar a parede do outro lado que represa uma lagoa verde esmeralda. Fizemos uma pausa para admirar a beleza que a altitude nos proporciona. O cume do Pisco triangular com suas geleiras cortadas em sua base, ceu azul e sol ardente fazendo a neve brilhar ainda mais. Um pouco mais acima chegamos ao acampamento morena a 4900m. Ha uma fonte de água que desce direto da geleira, temos o cuidado de armazena-la no dia anterior pois a fonte congela durante a noite.
No dia do ataque ao cume acordamos as 2:00am, varios grupos se preparavam para sair. Fomos os ultimos partindo as 3:30am. Apos uns quarenta minutos de rochas, chegamos a geleira sob a luz do luar.


Cruzamos a geleira por algumas fissuras e chegamos ao colo a 5300m. Nesse trecho pudemos apreciar os picos nevados do outro lado: Artensonraju, Santa Cruz, ate o Alpamayo foi possivel admirar conforme foi amanhecendo o dia. O sol iluminou laranja o maior pico do Huandoy. O vento comecou a castigar com a chegada da manha e viamos os grupos como formigas ascendendo a grande rampa branca para o cume.


No ultimo trecho ha uma subida de uns 15 metros com uma inclinacao um pouco mais acentuada em torno dos 40 graus. Terminada a rampa final, apos 5 horas de escalada do acampamento morena... uma vista belissima da Cordilheira Blanca.




4 comentários:

  1. Linda ascensão e lindas fotos, parabéns por mais esta!
    Emprego que é bom nada né? Eu estou parado ainda e pastando procurando um hehehe
    Abraços e sorte
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Valeu Parofes!
    Nem me fala... quando voltar vou sentir a pressao rs

    ResponderExcluir
  3. Olá Emilia

    Acompanho seu blog desde o começo, simplismente fantástico!!!! parabéns pela pessoa que é, muita coragem!!!
    Achei o comentário do parofes muito legal, pois agora sou mais um desempregado também, e vou querer escalar um pouco também.
    Bjs e suerte!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Jefferson, ótimas escaladas pra vc!

    ResponderExcluir