Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

8 de dezembro de 2010

Galápagos, simplesmente inesquecível!


Lobo-marinho

Um paraíso ecológico daqueles que quando conhece, não esquecerá jamais. Formada por explosões vulcânicas em centenas de milhares de anos, diversas ilhas foram abrigando espécies e elas evoluindo até que hoje, algumas só podem ser encontradas aqui.


Piqueros de Patas Azuis

As ilhas principais são Santa Cruz (aeroporto na ilha vizinha Baltra) e San Cristóbal. Além das companhias Aerogal e Tame, a Lan também realiza vôos do continente. Isabela apesar de ser a maior ilha tem um aeroporto somente para aviões pequenos.
Muitas pessoas conhecem as ilhas através de cruzeiros, que podem variar de 150 a 300 dólares por dia. Estabelecer-se em terra firme dá mais liberdade e é mais econômico. Algumas ilhas mais distantes como Darwin e Wolf só podem ser alcançadas com cruzeiros exclusivos.


Fragata de peito vermelho em época de acasalamento

Santa Cruz é a ilha mais povoada e a vida se concentra em Puerto Ayora, com hotéis e restaurantes. Uma caminhada por entre árvores de cactos e pássaros desemboca na praia com areia branquíssima e um mar turquesa de Tortuga Bay. No final da praia encontramos iguanas marinhas, tartarugas, pelicanos, piqueros patas azules e uma calma baía para mergulhar ou passear em caiaques e barcos. A praia dos Alemagnes é caminho para Las Grietas, um cânion com paredes altas e água salobra. A Estação de Pesquisa Charles Darwin abriga iguanas terrestres e tartarugas gigantes entre elas o Lonesome George, famoso por ser o último de sua espécie. Na ilha ainda é possível ver tartarugas gigantes na natureza em Santa Rosa e as crateras Los Gemelos localizadas na parte central da ilha. Um mergulho em Gordon Rocks é inesquecível com seus tubarões-martelo.


Banho de sol da iguana marinha

Santa Cruz por estar em uma posição central no arquipélago oferece passeios diários à outras ilhas a partir de Puerto Ayora. Os principais passeios vão às ilhas Bartolomé, Plazas, Seymour Norte, Floreana e Isabela. O preço de cada passeio varia de 55 a 80 dólares em temporada baixa, chegando a $135 em temporada alta.
De Santa Cruz há transporte para as ilhas Isabela, San Cristóbal e Floreana. Em barco o custo é de US$25 a viagem.


Mãe zelosa

Em San Cristóbal, Puerto Barquerizo Moreno é a segunda maior vila de Galápagos. Os lobos-marinhos dominam as praias do centro e ás vezes, até a avenida beira-mar. A leste, temos a Praia Mann e o Centro de Interpretação que conta a história de exploração das ilhas e mostra a esperança de um equilíbrio ecológico para o futuro. Há uma rede de caminhos a partir do Centro para praia de Punta Carola, uma baía para snorkel e o Cerro Tijeretas onde podemos observar os pássaros de peito vermelho. Continuado por um caminho de pedras por cerca de uma hora está a Praia Ochoa. No lado oeste do centro temos um point para surfe dentro de uma área militar e do outro lado do aeroporto, a loberia. A única estrada liga Barquerizo à pequena e charmosa praia Puerto Chino podendo ser alcançada em taxi ou um longo dia de bicicleta. Na parte alta está a lagoa de agua doce El Junco na boca de um vulcão onde os pássaros vêm limpar suas asas. O passeio de barco passa por baías e praias e visita a grande pedra Leão Dormido, abrigo de cardumes de tubarões de Galápagos vistos no mergulho ou snorkel.


Lobos-marinho em Barquerizo Moreno

Isabela é maior ilha com uma pequena vila, Puerto Villamil, e uma extensa praia para caminhar. Um muro de pedras construído por prisioneiros guarda o passado da ilha com o título de Muro das Lamentações. Há criação de tartarugas como nas outras ilhas com a intenção de recuperar a população que foi praticamente dizimada nos séculos passados. Flamingos podem ser encontrados nas lagoas filtrando pequenos moluscos. Concha Perla é uma baía perfeita para snorkel com peixes, raias e tartarugas. As Tintoreiras é uma lagoa, as lavas formam um corredor onde tubarões de Punta Blancas vem descansar. A visita à cratera do vulcão Sierra Negra pode ser feita caminhando ou à cavalo.


Tubarões de Pontas Brancas em Tintoreras

Passei o tempo entre lobos-marinhos, pássaros com patas azuis, tartarugas gigantes, tubarões, cactos, vulcões e praias belíssimas. Apesar de me despedir de minha mãe e tias, toda essa natureza só podia trazer muita paz e tranquilidade e entender porque Charles Darwin se encantou por essas ilhas.


Pôr do sol em Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário