Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

24 de agosto de 2011

Paraísos do Brasil: Lençóis Maranhenses e Jericoacoara


Infância nas dunas maranhenses

Os Lençóis... não esperava voltar para aquele pedaço do céu tão cedo. Levei minha irmã para a travessia do Parque em 2009 e exploramos as belezas daquele emaranhado de lagoas e dunas de areia a pé. Conhecemos os oásis que caminham lentamente com as dunas e abrigam as comunidades de Baixa Grande e Queimada dos Britos e dos Paulos.


As curvas sedutoras dos Lençóis

Dessa vez em um grupo bem eclético, nos deleitamos com as delícias culinárias de Dona Luzia na Ponta de Atins. Sabores inesquecíveis de pratos preparados com os mais frescos camarões e peixes, receitas dignas dos deuses. O segredo? Dona Luzia com suas longas madeixas negras abre um sorriso maroto...


Dona Luzia entre argentinos, um francês, uma espanhola, um italiano e paulistas
(tentar adivinhar quem é quem é uma tarefa árdua)

As dunas terminam em um litoral plano e largo por onde resolvemos seguir viagem. Atravessamos o Rio Preguiça com sete passageiros e suas respectivas mochilonas além de dois tripulantes, todos em um equilíbrio mudo dentro de pequena canoa, preparados para começar a nadar a qualquer hora. Mesmo apreensivos pudemos apreciar a bela paisagem dos manguezais, palmeiras (a maioria buritis, juçaras e carnaúbas) e alguns guarás com sua bela plumagem vermelha. Caburé, Mandacaru, Paulinho Neves, Tutóia e Parnaíba; canoa, caminhão, ônibus e jardineira foram nossa rota para o outro pedaço de céu na terra.


A pequena grande canoa, dois destes esperaram o retorno em uma estreita faixa de areia

Jericoacoara foi descoberta pelo turismo há muitos anos, graças a uma lei federal de 1984 que a declarou área de proteção ambiental, em 2002 ainda ganhou o reforço máximo quando foi nomeada Parque Nacional, a vila de Jericoacoara permanece isolada pelas suas belas dunas de areia de tons amarelos e laranjas.


O brilho prateado do mar de Jericoacoara

A preguiça atravessou o rio e seguiu pelo calor e vai e vem das marés que esticam e encurtam a faixa de areia das praias de Jeri. Subir a grande duna e curtir o pôr do sol na duna é um dos programas diários, assim como a capoeira, a Pedra Furada, o farol, windsurf, kitesurf, redesurf...


Beleza singela

Me despedi da trupe com um pôr do sol mais deslumbrante que o outro para me aprofundar um pouco mais na história da chegada do homem ao continente americano.


Estripulia nas dunas


Nenhum comentário:

Postar um comentário